Reconheça as pintas suspeitas

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 12:31:00
Reações: 
A intensa exposição da pele a componentes do meio externo como sol, vento e outras agressões climáticas pode causar o aparecimento de manchas de diferentes formas, texturas e tonalidades. O descuido com a cútis ainda pode gerar a manifestação de distúrbios como sardas e o aumento no número de pintas indesejáveis.



Conhecidas cientificamente por nevos melanocíticos, as pintas são lesões de pele pigmentadas que podem surgir em qualquer fase da vida e podem ter cores, formas e tamanhos diferentes, bem como apresentar pelos.


"Elas aparecem em qualquer parte do corpo humano seja pela falta de proteção solar ou por fatores genéticos. Pessoas de pele muito clara ou aquelas que têm antecedentes familiares de câncer de pele são mais propensas ao aparecimento delas", afirma a dermatologista curitibana Annia Cordeiro Lourenço.


Quando estão em locais de fácil acesso, elas podem ser retiradas, medida que pode evitar problemas maiores para a saúde no futuro. "Algumas podem se transformar em câncer de pele (melanomas), mas se detectado precocemente as chances de cura são maiores. Porém é necessário tratar todos os tipos e destinar atenção especial a todas elas", destaca.


Muitas pessoas optam por métodos rápidos e caseiros de remoção da pinta, porém essa prática pode gerar danos ao corpo humano. Por isso, exames dermatológicos devem ser feitos por especialistas anualmente para que se possa evitar o aparecimento delas.


"Está totalmente contra-indicado a cauterização ou qualquer outro método destrutivo na remoção das pintas. É essencial que elas sejam removidas cirurgicamente e analisadas pelo dermatologista", conclui.

O ABC das pintas

Assim como todo e qualquer tratamento, as pintas possuem um método específico a ser utilizado. Conhecido como ABCD dos nevos, o paciente pode realizar um diagnóstico fácil e rápido para identificar se os nevos apresentam problemas. As letras significam: A de assimetria, B de bordos, C de cor e D de dimensão.


"Lesões assimétricas, com bordos irregulares que apresentam grandes lesões podem ser malignas. Se a pinta apresentar coloração preta, significa que ela apresenta grande quantidade de melanoma, por isso sempre que ocorrer uma alteração em seu aspecto no aspecto da pinta é necessário consultar um dermatologista imediatamente", esclarece.

Fonte: Abril.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart