TPM - Você tem???

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 00:41:00
Reações: 
APRENDA COMO CONVIVER COM A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E SAIBA O QUE FAZER PARA ALIVIAR OS SINTOMAS.


O corpo dói, os seios incham, a cólica aperta, o humor vira de ponta-cabeça. Toda mulher, ao menos uma vez na vida, já sentiu algum desses sintomas. A maioria, no entanto, sente alguns deles, ou todos, a cada novo mês. Este é um problema que se resume a uma sigla: TPM (tensão pré-menstrual), um inimigo para grande parte das mulheres.


Mas afinal, o que é tensão pré-menstrual? “A sindrome pré-menstrual, como a chamamos, compreende uma série de sintomas que atuam em cerca de 80% das mulheres, no período próximo à menstruação”, afirma a ginecologista e obstetra Suzana Pires, do Rio de Janeiro. “Más só em metade dos casos é necessário um tratamento”.



Isso quer dizer que ter um sintoma nem sempre é sinal de TPM. “Na TPM, pelo menos um sintoma tem que estar presente por uma ou duas semanas durante o ciclo menstrual, acontecer por dois ciclos consecutivos e comprometer as atividades cotidianas”, explica a ginecologista. Ou seja, uma cólica de vez em quando, que não atrapallha seu dia-a-dia, não é necessariamente TPM. “De toda maneira, a mulher que sofre os sintomas precisa procurar um médico para orientação e indicação de tratamento”, ressalta.






SUAVIZANDO OS EFEITOS


Os sintomas podem ser de caráter emocional (depressão, agressividade, irritabilidade, ansiedade, confusão e isolamento social), ou físico (dor nos seios, distensão abdominal, dor de cabeça e inchaço nas pernas). Embora o tratamento só seja possível com orientação médica, alguns cuidad0s ajudam a evitar que os sintomas apareçam, ou minimizam os efeitos: faça atividades fisicas regulares, procure ter uma boa alimentação, preferindo alimentos diuréticos (que ajudam na eliminação de água), diminua o sal e procure realizar atividades que proporcionem bem-estar.

 


MENARCA: QUE BICHO É ESSE?


Apesar do nome assustador, menarca não é um bicho de sete cabeças, embora muitas jovens ainda se assustam com ela. É, na verdade, a primeira menstruação da mulher, que marca o limite entre a infância e a vida adulta. Ela acontece durante a adolescência, mas pode aparecer a partir dos 10 anos. Geralmente, ocorre um ou dois anos depois que os seios começam a se formar na menina. Esse período é conhecido como puberdade, e é quando o corpo feminino começa a produzir hormônios. É normal, no começo, a menstruação demorar a se regularizar, falhar, ter maior ou menor força. Para saber se está tudo bem com sua filha, a recomendação é levá-la ao médico ginecologista assim que a menarca chegar.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart