Cabelos brancos

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 15:34:00
Reações: 
Entenda por que os fios descoloridos nascem e saiba como cuidar deles de forma adequada




Aparece um aqui, outro acolá e quando você se dá conta a cabeça está cheia deles. Não tenha medo, cabelos brancos fazem parte do ciclo biológico e, mais cedo ou mais tarde, vão aparecer na vida de todo mundo. Nesta matéria vamos explicar o porquê desse fenômeno e dar dicas para quem está nos dois times: o das que gostam do visual grisalho e querem mantê-lo elegante e o das que detestam os cabelos brancos e não abrem mão de escondê-los.


Como diz a sabedoria popular, a preocupação é que faz os cabelos ficarem brancos, não é mesmo? O dermatologista Marcelo Bellini explica que, embora a afirmação tenha um quê de verdade, o que ocorre é resultado da própria fisiologia humana. A canície, nome científico dado à despigmentação capilar, acontece devido à falta de formação de melanina, responsável pela cor dos melanócitos, as células formadoras da matriz dos cabelos, e está associada principalmente a fatores genéticos.

Porém o stress e traumas emocionais também pode ser causadores. Em geral, explica Bellini, os homens têm um embranquecimento mais acelerado que as mulheres, com maior quantidade de fios e mais precocemente, mas não existe nenhum estudo que justifique essa incidência. A idade em que os fios brancos começam a aparecer é variável, mas normalmente isso acontece após os 30. Nas negras, depois dos 40.

Para os portadores da Síndrome de Werner, a despigmentação costuma chegar antes dos 20 e tem rápida progressão. O dermatologista paulistano lembra que distúrbios hormonais e alterações da tireóide podem precipitar o aparecimento. Com relação à dieta existem estudos que correlacionam a canície à carência de zinco (presente em sementes, carnes, peixes, ovos), cobre (grãos, soja, salmão, folhas verdes) e ácido pantotênico (fígado, ovos, peixes, grãos integrais, verduras escuras etc).


 
 

 
Como é o fio branco?


Os fios brancos não são mais fracos que os coloridos. Ao contrário. "Geralmente se apresentam mais fortes e rebeldes, pois as cutículas são mais fechadas e coesas", esclarece Bellini. Também não há correlação entre canície e calvície, ou seja, os cabelos brancos não necessariamente vão cair. Inclusive, contrariando o que reza a crendice popular, não é recomendável arrancar os fios descoloridos, sob pena de se enfraquecer a matriz, interrompendo-se o crescimento capilar naquela área.

Fique por dentro: a palavra "grisalho" vem de "gris", cinza em francês, cor que as cabeças com os cabelos brancos adquirem se observados a uma certa distância. Obviamente nos cabelos escuros nota-se com maior nitidez o aparecimento de fios brancos - e geralmente mais precocemente. Já as loiras e ruivas tendem a desenvolvê-los mais tardiamente. E se você pensa que eles surgem apenas na cabeça, atenção: com o avanço da idade, atingem a região pubiana e, no caso dos homens, o tórax.


Grisalhos com orgulho


Você pode se orgulhar dos fios prateados, por que não? Mas deixá-los de qualquer jeito não é legal, alerta Marcos Coraza. "Embora combinem com todos os tipos de rosto e tons de pele, os cabelos brancos são mais grossos e arrepiados. Eu sempre digo para aquelas que querem manter o grisalho que andem sempre arrumadas, penteadas e maquiadas, assim elas ficam com um look mais moderno e mostram que o visual não é um descuido e sim uma opção".

Para deixá-los ainda mais bonitos, uma boa dica é fazer o reflexo inverso, ou seja, apenas diminuir a porcentagem dos brancos criando um tom acinzentado bem bacana. Quanto aos penteados, sinal verde: cabelos brancos podem se submeter sem restrições ao uso de secador, chapinha e babyliss, desde que se utilize leave-in termoprotetor antes.

O hairstylist recomenda para as vovós um visual mais moderninho: "Um curto todo espetado fica bem bacana. Para as mais clássicas, tamanho médio, mas cabelos sempre bem tratados e escovados. Apesar de forte, o cabelo branco não tem uma estrutura muito uniforme e depende muito de uma escova para ficar bem arrumado. Uma mulher de cabelos brancos e despenteada passa uma imagem de puro desleixo", sentencia.


DICAS:


- Giselia Dias afirma: "Se você é uma grisalha convicta, atenção: cabelos brancos combinam com todos os tons de pele e formatos de rostos, desde que haja cuidados básicos com a cútis. Portanto, não deixe os cuidados dermatológicos em segundo plano".

- Se você detesta os fios brancos, atenção: para até 60% da cabeça grisalha, opte por um tonalizante sem amônia. Acima de 60%, escolha uma coloração permanente (com amônia). Se nunca tingiu, vá de tons naturais que se aproximem do tom dos seus cabelos. Aos poucos vá iluminando com balaiagem utilizando um ou dois tons mais claros que os do seu cabelo.

- Os fios brancos não são mais sensíveis que os normais, portanto a coloração, se bem feita, não irá danificá-los. Giselia recomenda que se escolha um profissional capacitado para o tingimento. E utilize sempre linhas de tratamentos para cabelos coloridos.

- A Alfaparf coloca à disposição das consumidoras a maravilhosa linha Whittening Homme, indicado para eliminar e branquear o amarelo dos cabelos brancos causado pela poluição, com o Shampoo Argento e Creme ReavivanteArgento. Já o Rejuvenating Homme é indicado para maquiar até 30% dos cabelos brancos, proporcionando um ar de juventude.

- Para as vovós que não abrem mão dos fios brancos, aqui vão duas dicas de penteados:


1. Se forem curtos e a pessoa estiver buscando um estilo mais modernoso, Giselia ensina: deve-se fazer uma escova e depois estilizar com um gloss serum ou uma pomada opaca, arrumando os fios para frente, mas de forma desordenada, estilo Ana Maria Braga.

2. Para cabelos médios, usar mousse, escovar e aplicar rolos médios durante uns 10 minutos. Use spray fixador e depois solte, dando uma forma natural com a ponta dos dedos. Em cima pode ser aplicado um pouco mais de spray, assim o penteado se mantém por mais tempo. O look é versátil: funciona tanto para um jantar com as amigas quanto para uma festa de casamento, por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart