Duvidas sobre Henna e henê

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 02:48:00
Reações: 


Muitas pessoas se confundem quando o assunto é Henna e Henê . e as dúvidas são tantas que resolvi criar um post para esclarecer as perguntas mais frequentes das leitoras do blog:

"HENNA"

A henna é compatível com algum outro tipo de coloração?
R- Sim. Tonalizante e coloração são compatíveis com henna, desde que não contenham amônia, água oxigenada ou metais pesados. Em relação à versão em pó da Sewha, posso afirmar que ela aceita muito bem qualquer tintura, pois não contém base metálica. O mesmo acontece com a da Surya Brasil, tradicional fabricante do cosmético.

A henna pode ser usada para cobrir os cabelos brancos?

R- Não é indicado pois a henna somente se deposita sobre os fios, ela sai gradualmente nas lavagens. Desta forma, uma aplicação mensal é suficiente para avivar a cor. Se a meta for camuflar fios brancos, pode ser necessária uma aplicação quinzenal (neste caso, deixe a mistura mais tempo nas raízes, para em seguida espalhá-la pelo restante dos cabelos).
A henna é perfeita para quem deseja reflexos avermelhados e possui até 50% de fios brancos. Acima deste teto, a porosidade do cabelo branco pode deixar uma coloração avermelhada demasiadamente intensa, próxima à cor de cenoura.

É possível fazer mechas ou luzes em cabelos com henna?

R- Não se a fórmula tiver bases metálicas, que são incompatíveis com descolorantes, pois tendem a aquecer durante o processo. Isso ocasiona um choque químico que resseca e rompe a fibra capilar, levando à quebra.O clareamento é difícil e, se o cabeleireiro tentar clarear ainda mais, poderá provocar a queda.

Grávidas podem usar henna nos cabelos ?

R- Não aconselho nenhum produto desse tipo para gestantes ou lactantes. O uso de colorações na gravidez é um assunto controverso. No caso da henna natural – pigmento castanho avermelhado de folhas da árvore Lawsonia inermis – sua composição química é a 2-hidroxi-1,4- naftoquinona.Trabalhos científicos concluíram que ela poderia se depositar no couro cabeludo da mulher, não sendo totalmente removida pelas lavagens, Por conta desse risco, alguns pediatras também contra-indicam o cosmético durante a amamentação. Algumas novas fórmulações podem conter substâncias encontradas em tinturas e tonalizantes, os diaminotoluenos e diaminobenzenos,responsáveis por alergias de contato.

Quanto tempo dura a cor das sobrancelhas feitas com henna?

R- Se forem utilizados produtos de boa qualidade a durabilidade é de cerca de sete dias. Mas costuma ser menor em clientes que utilizam muitos cosméticos no rosto ou com pele oleosa.


"HENÊ"
 
Quais os componentes colorantes e alisantes que compõem o henê?

R- A base do Henê é composta por dois ativos: O que dá a cor preta é uma planta chamada taya. Já o agente que garante o efeito liso é o pirogalol ou ácido pirogálico que, depositado sobre a cutícula, alisa e reduz o volume.


Em quanto tempo o henê desaparece completamente dos cabelos ? Pode-se trocar por outro alisante?

R- O Henê alisa definitivamente. Portanto, só sai com o crescimento do cabelo ou com um corte ,T de tesoura para resolver esse problema. Se a cabeleira já estiver bem crescida, é possível usar relaxantes à base de guanidina ou tioglicolato de amônio, desde que sejam aplicados apenas na área sem química ou seja na área onde não esteja com o Henê logicamente após ter realizado um teste de mechas prévio. O ideal é fazer o alisamento somente na parte virgem e cortar o restante, para que o henê seja totalmente eliminado da fibra capilar.


 
Quais os prós e contras do henê?

R- Antes de usar qualquer produto, deve-se observar se a marca é confiável, se tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sempre aplicar com a ajuda de um profissional experiente. O problema é que, dependendo do fabricante, há metal na composição e com efeito catalisador. Isso potencializa a ação de um segundo processo que, aí sim, pode romper a fibra. Logo, se a cliente quiser fazer mais uma transformação ou trocar de alisante ou coloração, deve saber que suas fórmulas são incompatíveis e terá que esperar o crescimento dos fios ou cortá-los. Daí sua desvantagem. Muito usado em cabelo afro, o henê tem indicação controversa. Sua principal vantagem é alisar e colorir ao mesmo tempo. Porém, como pode ser formulado com metais pesados, como o chumbo, é incompatível com os demais processos, como guanidina e tioglicolato de amônio, e acaba tornando a pessoa dependente do henê .

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart