Os Benefícios da Água

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 12:57:00
Reações: 
Hidratação é a palavra-chave para muitos profissionais de saúde e de estética quando o assunto é beleza. Os “famosos” dois litros de água que devem ser ingeridos diariamente, de fato, ajudam no funcionamento do organismo e isso reflete diretamente na vitalidade do corpo. O que muita gente não sabe é que, tão importante quanto o volume de água que se consome, é a regularidade dessa prática. “O ideal é tomar 200 ml de água por hora, tendo sede ou não. Isso faz a pele ficar mais bonita, porque hidrata, lubrifica e elimina toxinas. Não adianta tomar tudo de uma vez. O estômago não absorve”, diz a fitoterapeuta Bernadete Parentoni.


A especialista conta que desrespeitar essa regrinha fundamental é o primeiro passo para o aparecimento de vários problemas: falta de brilho dos cabelos, descamação do couro cabeludo, enfraquecimento e queda dos pelos, ressecamento da pele – o que provoca envelhecimento – e lesões, como a acne, causada pela eliminação inadequada de toxinas que acabam se acumulando. Para saber se você está hidratada e livre desses riscos, a dica é observar a urina. “Ela deve ser incolor. Se estiver amarelada é porque a ingestão de água está insuficiente”.

Seguindo esse raciocínio, talvez fosse lógico imaginar que beber mais água traria mais benefícios, mas não se engane. Dois litros são suficientes. “Beber água de forma exagerada não ajuda no cuidado com a pele e, altera, por exemplo, o funcionamento do intestino”, esclarece a dermatologista Patrícia Paturle, que lembra a contribuição de frutas, sucos e outros alimentos que possuem percentual de água elevado e são boas fontes de hidratação.

Além disso, usar cremes no rosto e no corpo, diariamente, favorece a reposição da umidade da pele. O melhor momento para aplicá-los é após o banho, quando a capacidade de absorção é ainda maior. Outra opção são os óleos, que exercem papel diferente dos cremes e têm sua própria forma de uso. “O óleo retém a umidade da pele, por isso, o ideal é passar durante o banho ou ao final dele, com um último enaágue rápido para tirar o excesso. Para as pessoas de pele seca, passar óleo no corpo enxuto não ajuda muito”, explica a dermatologista.


EXCESSO DE ÁGUA RESSECA


Pensando de forma simplista, parece que o melhor para quem tem pele oleosa seria lavar o rosto várias vezes para retirar a gordura e resolver, dispensando o uso de produtos, o incômodo da acne, certo? Errado! O ideal, mesmo para quem tem pele acnéica, é lavar o rosto entre duas e três vezes ao dia, ultrapassar esse número pode trazer problemas. O primeiro deles é o ressecamento, que irrita a pele, especialmente sob efeito de medicamentos, como ácidos. A longo prazo, lavar em demasia gera rebote da oleosidade, ou seja, o problema piora.

Outra tentação que pode prejudicar nossa cútis são os banhos demorados. Para Patrícia, o correto é tomá-los mais rápidos, mornos e sem bucha. Quanto ao sabonete, o ideal é que seja neutro, sem corantes. “Acredita-se que quanto mais colorido e perfumado, mais agressivo ele é. De forma geral, o sabonete resseca a pele, então deve ser usado em maior quantidade apenas nas axilas, nos pés e na virilha”, explica. Ironicamente, o inverno, quando a vontade de ficar embaixo do chuveiro por horas e horas aumenta, é o pior momento para isso. Além de o frio ressecar a pele, a água tende a ser mais quente, o que também contribui para esse desgaste.

Para curtir as propriedades terapêuticas da água sem excessos, é bom tomar uma ducha forte, que é relaxante e acalma. Segundo praticantes da Hatha Yoga, a chuveirada representa, ainda, mais que a limpeza do corpo físico: pelo ralo, descem angústias, cansaço e maus pensamentos, numa espécie de purificação – embora isso não seja desculpa para tomar banho demorado. Para evitar problemas de pele e aproveitar ao máximo tudo que o “segundo elemento” tem a nos oferecer, experimente:

BANHO VITAL: Assente-se em uma bacia com água fria, até a altura da virilha. Molhe um pano dobrado nessa água e, com movimentos regulares, subindo e descendo, massageie desde a virilha até a altura do umbigo, por 20 minutos. Durante o procedimento, os pés devem estar numa bacia com água quente. “É uma das práticas hidroterápicas mais eficazes. Atua nos sistemas nervoso, circulatório e excretor, regulariza a digestão, estimula os rins, combate a insônia e expulsa as toxinas do organismo. Ao eliminá-las, a pele melhora, especialmente a de quem tem problemas com acne”, afirma a fitoterapeuta Bernadete Parentoni.


BANHO DE IMERSÃO ALIADO À AROMATERAPIA: Entre em uma banheira com a água mais quente suportável e fique apenas com a cabeça para fora. Coloque cinco gotas de essência de camomila, dez de alecrim e dez de lavanda. Permaneça enquanto a água estiver em temperatura agradável e seque-se sem enxágue. Esse banho combate o cansaço físico e mental, relaxa e revigora as energias.


ESCALDA-PÉS: Separe um recipiente com água fria e outro com água bem quente, até a altura dos tornozelos. Durante 5 minutos, coloque seus pés na água quente e depois por um minuto na fria. Repita três vezes, de forma a finalizar a prática com os pés na água fria. Quando terminar, seque-se e calce meias. “É uma forma de trabalhar os sistemas circulatório e nervoso. Funciona melhor quando acrescentamos infusão de ervas e sal marinho. A água quente libera os princípios ativos da erva e potencializa os efeitos: descansa e amacia os pés e, indiretamente, tende a aliviar as varizes, enfermidades do sistema circulatório”, explica Bernadete.

COMPRESSA: gele aproximadamente 300 ml de água e coloque sobre a testa e os olhos, durante 20 minutos, para aliviar as olheiras. Se forem muito escurecidas, faça três vezes por semana. A compressa é ideal para pré-maquilagem, mas pode ser aplicada sempre que as olheiras estiverem salientes. Se preferir, substitua a água por chá de camomila.

HIDRATAÇÃO CAPILAR: Após lavar o cabelo com xampu próprio para esse tratamento, aplique um creme e deixe-o sob efeito do vapor em um aparelho próprio ou, se for fazer em casa, use uma touca metalizada. O vapor d’água potencializa a hidratação, por isso, o tratamento é muito utilizado em salões de beleza.

ÁGUAS TERMAIS: são ricas em sais minerais como cálcio, magnésio e ferro, têm propriedades calmantes e são encontradas em Araxá, Poços de Caldas e Caxambu, para citar poucos exemplos nacionais. São mais indicadas a pacientes que fazem tratamento com ácidos, por serem anti-inflamatórias e proporcionarem efeitos de refrescância e alívio. Nas farmácias podem ser encontrada no formato aerossol. Outra opção é ir às fontes naturais brasileiras e aproveitar a água, em todos os sentidos.


Fonte: maistato.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart