Apaixonadas por cosméticos

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 22:00:00
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Por que os produtos de beleza nos seduzem? Confira nossa pesquisa e uma seleção especial



É antiga a paixão por cosméticos. Do Egito Antigo vêm os primeiros registros do uso de maquiagem, quando os faraós pintavam os olhos e misturavam metais pesados para colorir as pálpebras. Ícone da beleza, Cleópatra caprichava no visual, pintando os olhos com pó de khol (ou kajal, como é conhecido) - popularmente usado como "protetor" contra doenças e até inveja. A famosa rainha ainda tomava banho de leite e fazia máscara de argila para o rosto. Na Roma Antiga, mulheres usavam máscara de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para dar um trato na pele.


Milhares de anos depois, continuamos fãs de artifícios de beleza. Temos à disposição uma magaindústria de produtos e serviços para um mercado ávido por satisfazer vaidades. E as brasileiras estão entre as que mais se preocupam com a aparência. Para se ter uma idéia, o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza do mundo, perdendo só para os Estados Unidos e o Japão. Em 2009 foram vendidos mais de R$ 10,4 bilhões em perfumes e cosméticos no país.

A entrada da mulher no mercado de trabalho fez crescer a preocupação com a aparência. "O maior acesso à informação e o aumento da variedade de itens de beleza disponíveis tornaram as mulheres mais exigentes, preferindo produtos que aliem eficácia e praticidade", afirma Ricardo Patrocínio, diretor de Marketing da Avon Brasil. Segundo ele, como o uso de cosméticos tem forte impacto sobre a autoestima feminina, o público encara os produtos de beleza como uma necessidade e não um luxo.


Alta curiosidade, baixa fidelidade

É interessante observar a relação das mulheres com os cosméticos. Segundo estudo realizado com 1.311 mulheres entre 18 e 60 anos pela Sophia Mind, empresa de pesquisa do grupo Bolsa de Mulher, a preocupação com a beleza ou a vontade de melhorar uma determinada parte do corpo faz com que 79% delas usem produtos de beleza regularmente. O estudo mostra que 83% das mulheres estão satisfeitas com as ofertas que estão no mercado. Mas apenas 6% são fieis a ponto de não trocarem seus produtos habituais em nenhuma situação.

Segundo Ricardo Patrocínio, da Avon, a baixa fidelidade tem explicação. "As mulheres estão abertas à experimentação de marcas e de novas categorias, mas essa abertura vem acompanhada do cuidado em escolher marcas que admiram e acreditam", comenta. Para ele, um bom exemplo disso é a categoria de fragrâncias. "Os perfumes assumiram status de acessório, as mulheres têm vários, um para cada momento do dia. A escolha pode variar de acordo com o humor, as atividades, o traje e a intenção para aquele dia", observa.

Para a professora Maribel Suarez, pesquisadora da Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor e autora do livro "Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares" (Ed. SENAC), a aparência vem se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade. "Temos uma indústria vigorosa, competitiva e crescente, que introduz novos produtos com uma velocidade muito grande. As inovações trazem outras práticas e novas formas das mulheres se relacionarem com o corpo e a beleza", afirma.




Um mundo de informação


Entre os produtos mais usados pelas entrevistadas da pesquisa da Sophia Mind estão a maquiagem, os cremes hidratantes e os produtos para cabelos. O uso varia de acordo com a idade e a renda, mas o aumento da renda familiar leva muitas mulheres a separar mais dinheiro para comprar seus cosméticos preferidos.

O gasto médio por mês, entre as entrevistadas, é de R$ 177. São bastante exigentes na hora da compra - 87% não abrem mão da qualidade e 51% levam em conta o preço. Perguntadas sobre o que fariam se a crise financeira apertasse o orçamento, elas até deixariam de ir ao salão de beleza, mas pensariam várias vezes antes de suspender a compra de seus produtos preferidos.

Antes de ir às compras, elas pesquisam. A internet e as redes sociais são consideradas importantes fontes de informação: 88% das mulheres usam a web para buscar informações sobre produtos e como utilizá-los. Para conquistar essas consumidoras altamente conectadas, as empresas de cosméticos têm investido em publicidade online, sites especiais, perfis no Twitter, no Orkut e no Facebook e em parcerias ou promoções junto a blogs especializados em beleza.

Fora da internet, as mulheres consideram outras fontes. "De maneira geral, consultam a família, as amigas, as vendedoras das lojas e alguns especialistas, como esteticistas e dermatologistas, antes de tomar alguma decisão", comenta Maribel Suarez. Dificilmente a mulherada resiste a uma opinião de celebridade, tão comum nas revistas femininas de hoje. "Além de representarem ideais de beleza, as celebridades conseguem gerar credibilidade, emoção e empatia com as consumidoras. Nesse sentido, elas são muito importantes para a indústria da beleza", ressalta a pesquisadora.





As mais lembradas


As marcas mais lembradas pelas mulheres entrevistadas pela Sophia Mind, de forma voluntária, foram divididas em três categorias. Em produtos para a pele e cabelo, as campeãs são Natura (23%), Avon (13%) e Nívea (7%). Entre as fabricantes de produtos específicos para cabelo, foram citadas Seda (11%), L´Oréal (9%) e Natura (7%). Já entre as fãs de maquiagem, as preferidas são Avon (22%), Natura (17%) e O Boticário (7%).

Uma relação emocional

Para muitas mulheres, viver sem cosméticos é impensável. Isso não se resume à manutenção da autoestima. "Os produtos de beleza vendem esperança: vencer as marcas e a marcha do envelhecimento e a possibilidade de construir o próprio corpo", comenta a pesquisadora da Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor Maribel Suarez. Para ela, ser bela não é mais a fatalidade de nascer ou não bonita, mas uma escolha em que se faz uso dos cosméticos para alcançar a beleza. "Através da nossa aparência dizemos para os outros e para nós mesmas que estamos no controle".


Fonte: Bolsa de Mulher

-> E vcs, conseguem viver semmmmmm?????
Bjkssss!
Angie Cunha

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