Os íons emitidos por secadores e pranchas, realmente ajudam?

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 12:04:00
Reações: 


Qual o problema da carga no cabelo?
 
As cargas de um cabelo são determinadas pelos íons presentes nele. Esses íons podem ser positivos ou negativos. Entre as leis da física que explicam os fenômenos elétricos existe uma chamada “Lei da Atração e Repulsão”.  Essa lei diz que: corpos com mesma carga se repelem, corpos com cargas opostas se atraem e corpos neutros (sem carga) nem se atraem nem se repelem.
 
Na composição da haste capilar existem diversos lipídios (óleos e gorduras) na região da superfície (ou próximos a ela). Esses lipídios são formados por átomos que geralmente conferem para o cabelo uma carga negativa. Quanto mais desses compostos estiverem na superfície maior será a carga negativa de cada fio.
Se todos os fios de cabelo apresentam uma carga negativa a tendência é que ocorra repulsão entre eles. Logicamente que o seu cabelo não vai ficar todo em pé, até porque a força da gravidade tende a “empurrar” ele para baixo. Entretanto, esse fenômeno é facilmente visualizado nos fios da parte de cima da cabeça, sendo conhecido como frizz. Ou seja, o frizz é um excesso de cargas negativas que faz com que os cabelos mais externos consigam se “afastar” dos demais, conferindo uma aparência indisciplinada.
 
Entre os motivos que causam esse efeito estão:
 
- Uso de shampoo: o shampoo extrai os lipídios com carga negativa para a superfície capilar, ainda podem ceder íons negativos para o cabelo dependendo dos componentes de sua formulação.
 
- Poluição: partículas de poluição com carga negativa tendem a se depositar sobre os fios.
 
- Radiação solar: a radiação solar provoca a formação de radicais livres, que são moléculas dotadas de carga negativa muitas vezes.
 
- Processos químicos aplicados aos cabelos (descolorantes, tintas, alisantes, permanentes).
 
Como resolver esse problema?
 
Uma das maneiras mais utilizadas é através da neutralização dessas cargas. Para isso é necessário a aplicação de íons positivos no cabelo. Essa aplicação pode ser feita através de:
 
- Uso de cremes, máscaras, condicionadores a base de compostos com carga positiva como o Poliquartenium: esses compostos químicos, quando aplicados ao cabelo, tendem a neutralizar as cargas negativas, dando uma aparência final mais disciplinada aos fios, reduzindo o frizz.
 
- Uso de formulações a base de alguns tipos de silicones: eles formam uma camada (filme protetor) ao redor desses íons isolando eles e anulando seu efeito de repulsão.
 
- Uso de dispositivos que emitam compostos positivamente carregados: alguns secadores de cabelo, pranchas de alisamento, escovas de cerâmica possuem esses compostos e auxiliam na neutralização dessas cargas negativas do fio.
 
- Uso de laser: a aplicação do laser sobre alguns produtos provoca alterações químicas (modificações estruturais/quebra de moléculas) fazendo com que esses passem a ter carga positiva. Dessa forma atinge-se o mesmo resultado, contudo há relatos que tratamentos com laser são mais rápidos e efetivos em sua ação.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart