A crise da meia idade começa aos 30

Postado por Cantinho da Beleza e Cia. às 19:50:00
Reações: 


Antes, ela chegava por volta dos 50 anos. Pelo menos, era no que se acreditava. Era uma insatisfação com os rumos que a vida havia tomado, com as decisões que você tinha feito, um certo medo do futuro, da velhice. Agora, sugere uma nova pesquisa, a crise da meia idade chega antes, pouco depois do primeiro terço das nossas vidas – considerando que a expectativa de vida está batendo nos 80 anos e muitas pessoas já chegam aos 90. A insatisfação nos arrebata lá pelos 35 anos anos. A conclusão é de um estudo realizado pela Relate, uma organização britânica que se descreve sem fins-lucrativos e diz “promover saúde, respeito e justiça nas relações conjugais e familiares”.
A pesquisa ouviu mais de 2 mil adultos por telefone. O resultado apontou que o grupo menos satisfeito com a vida é o das pessoas entre 35 anos e 44 anos. Eis os motivos escolhidos pelos voluntários como razão para o descontentamento (eles podiam escolher mais de um):
1º) 40% dos entrevistados afirmaram terem sido traídos pelo parceiro
2º) 30% queriam trabalhar menos horas. Eles acham que isso os ajudaria a manter uma relação melhor com os familiares
3º) 28% relataram ter pedido demissão recentemente após se desentender com um colega da empresa
4º) 22% afirmaram já ter sofrido de depressão por causa de uma relação mal-sucedida
5º) 21% das pessoas disseram se sentir sozinhas
É claro que uma pesquisa com 2 mil pessoas não consegue mapear com precisão como toda uma faixa etária se sente (se é que alguma pesquisa consegue fazer isso. Às vezes, nem a gente mesmo entende o que está sentindo). Mas o resultado está afinado com outras pesquisas do mesmo tipo que já noticiamos aqui no blog. A Letícia nos contou que o auge das mulheres é aos 28 anos. É quando estamos mais satisfeitas com o corpo e a vida sexual. Aos 29, o ponto forte é a carreira, aos 30, o relacionamento, aos 32, a vida familiar e aos 33, a nossa situação financeira. A partir daí, entraríamos em fase de dúvidas existenciais, ou seja, o momento chatinho da vida, apontado pela pesquisa da Relate.
É quando, suspeito eu, a velocidade das conquistas devem diminuir. No começo da carreira e da vida afetiva, tudo é uma descoberta e caminhamos a passos largos. O único caminho a seguir é para frente. Mas, a partir do momento em que nos estabelecemos e as novidades deixam de aparecer a todo momento, prestamos mais atenção nos problemas (que sempre vão existir, em todas as fases da vida). E bate aquele medo de ter tomado as decisões erradas, de encarar um futuro que não parece promissor.
A notícia boa, como a Ruth já nos contou, é que a maturidade chega para trazer a felicidade. A reboque dos 50 anos, vem a paciência, o controle das emoções, a consciência de que o importante é viver bem a vida e a sabedoria de que ela não sai do jeito que a gente quer.
Acho que a lição dessas pesquisas, estejam elas certas ou não, é que é preciso ter tranquilidade para passar por todas as fases da vida. Ter noção de que tudo é passageiro – a felicidade e o sofrimento. Que nada é perfeito. E saber achar graça de tudo isso. Das pesquisas e da vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para o Blog!!!

 

Cantinho da Beleza e Cia. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart